quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Caderno de Maya

   Oláaa!! Eu demoro a postar, mas é o tempo, perdão. Mas vamos ao que interessa: o livro em questão.
 
  Esse livro fala sobre uma moça de 19 anos, sua fuga das autoridades dos EUA e o refúgio em Chiloé. A história é contada pela própria personagem, o que eu adoro, já que dá para ter uma ligação mais forte com o livro - pelo menos na minha opinião.
  No início, é meio nublado o motivo da fuga dela e, para ser sincera, fica assim durante quase todo o livro. Mas o bacana é que, apesar de você ficar com a pergunta "O que aconteceu, afinal?" na cabeça, a leitura não se um martírio. Na verdade, são tantos os aspectos da vida e das opiniões que ela conta que fica impossível não se desligar dessa pequena perturbação e curtir cada palavra.
   Ela foge para Chiloé e fica alojada na casa de um amigo da avó - chamada de Nini por ela - Manuel Arias. Para a nossa heroina, isso foi o início do fim, afinal, que raios de lugar era aquele? Muito "feudal" aos olhos dela, mas que, aos poucos, mostra ser o local ideal para alguém na situação dela, uma vez que traz paz, quietude e tempo para refletir, longe do turbilhão que é a vida urbana.
  A morte do avô, o Popo, é o que desencadeia o comportamento rebelde da garota e, por não conseguir enxergar isso, ela vai se afundando cada vez mais na depressão, vagabundagem e, claro, drogas, além de outros crimes.
   Eu fiquei muito feliz quando esse livro chegou aqui em casa, pois eu vinha desejando fazia tempo, mas com a falta de espaço para ler, não folheava um livro sem ser da faculdade há séculos. Ganhei uma graninha, as férias estavam aí e apostei nessa leitura. não arrependo! óbvio, esse e vários outros fizeram parte das comprinhas.Eu precisava aproveitar a oportunidade.
   Demorei uma semana para terminar (péssimo, né? Foi tanto tempo que eu não aguentava mais sair com esse livro!), mas ao final, eu queria que ele continuasse! Isabel Allende conseguiu prender a minha atenção total, eu até esquecia de comer, ahahahha. Esse livro fala das perturbações de uma adolescente, da importância da família, da Ditadura Chlena e, claro, é um tipo de rota cultural de Chiloé! Eu não sabia desse lugar até pegar essa leitura. Aprendi bastante e pude ver como às vezes a simplicidade da vida é que faz dela algo bom, especial.
   Super recomendo para aqueles que gostam de aventura, uma pitada de mistério, romaaaance -sim, ela se apaixona e.. bom, melhor vocês lerem - e História local!
   Dessa vez não vou ficar entrando demais na história, já que tenho esse costume péssimo de contar logo tudo. Ir ao cinema comigo ou assistir qualquer filme que eeeu já tenha assistido, é erro na certa #fikadica.
  É isso, beijos beijos e até o próximo post!

2 comentários:

Amy disse...

eu gostei bastante da temática do livro. vou procurar saber mais '-'
beijos
bom fds
Amy - Macchiato

Nuh disse...

Obrigada, Amy! Beeeeijos e bom fds para você tb.